Radioescutismo (Radio Scouting) – CS5RSO

 In Uncategorized
Radioescutismo no Observatório Aeroespacial de Oeiras (ex-CS1Mar e ex-CS1RAD).

Radioescutismo no Observatório Aeroespacial de Oeiras, instalado até 2013 no Cetro de Juventude Oeiras (ex-CS1Mar e ex-CS1RAD).

Ensino experimental (não-formal) de ciência e tecnologia. Tema: a energia renovável.

O Radioescutismo ou Radio Scouting, tem sido nos últimos anos uma actividade crescente, é das disciplinas que o Radioamadorismo aportou para o Esco(u)tismo Mundial e que tem vindo a ser ordenada, hoje ela é reconhecida com interesse educativo e pedagógico, passou a ser empregue em todo o mundo pelos organismos federativos internacionais nos seus programas de formação pedagógica em três vertentes disciplinares: Radioamador, Radiocomunicador e Radioescutismo.

A Associação Observatório Aeroespacial AMSAT-CT, desde que promoveu em 1998 a criação do Observatório Aeroespacial de Oeiras que funcionou no Centro de Juventude Oeiras com o apoio da autarquia, que voluntários, quer os autores e os coordenadores, quer individual, quer colectivamente, tem vindo a investir imenso trabalho e recursos logísticos e técnicos dedicados, avaliados em dezenas de milhares de Euros, partilhando com o movimento Escotista/Escutista, partilhando com a autarquia de Oeiras, partilhando com as escolas e até universidades, partilhando com as crianças e jovens do concelho de Oeiras e região de Lisboa, todo o tipo de recursos criados e reunidos ao longo destes 18 anos.

Posto de rádio do serviço de amador, a funcionar para o radioescutismo de Outurela.

Posto de rádio do serviço de amador, a funcionar para o radioescutismo de Outurela.

Reunimos os meios e criámos em 2011 o Radioescutismo de Oeiras e Outurela, construindo uma estação de radioamadorismo exclusivamente dedicada ao Agrupamento 1373 da Outurela, um agrupamento escutista que esperou nada menos do que 12 anos para ser constituído, mas que alcançou o seu propósito em 2011, graças aos munícipes oeirenses que idos de «Barcarena, ali lhe chegaram à Outurela, caídos de para-quedas» e ao projecto educativo e social se dedicaram, em apoio ao Pe. José Manuel Vicente e à sua comunidade paroquial.

Prosseguimos com esse espírito de partilha onde o ensino experimental estrategicamente destinado às crianças e jovens em idade escolar, que neste caso se operacionalizou com um pequeno Posto de Radio Scouting CS5RSO, que em parcerias fazemos deslocar ao acampamento e integrar com as actividades escoutistas.

Na imagem, a colocação em funcionamento, de um pequeno emissor-receptor destacável, do tipo portátil ou manpack que pode funcionar inserido numa mochila. Esta aplicação, foi empregue e experimentalmente ensaiada, durante a actividade de campo que incluía uma vertente de radioescutismo, que decorreu no dia 21 de Fevereiro com o Agrupamento1373 da Outurela na falésia da Arriba Fóssil um pouco a norte do Cabo Espichel.

FT-817 integrado com baterias externas e painel solar de carga e reposição de energia.

FT-817 integrado com baterias externas e painel solar de carga e reposição de energia.

É um pequeno posto de rádio de amador (radioescutismo), que pode passar a funcionar apenas com a energia solar, capaz de se carregar as baterias e fazer a reposição directa da energia consumida por um pequeno transceptor de HF, VHF e UHF, mantendo o posto de rádio operável de dia e de noite, sem dispor de outro acesso a energia eléctrica.

Mostrando-se aqui experimentalmente que numa situação extrema de escassez e emergência nos podemos valer da energia solar e manter autónomos, até nas radiocomunicações capazes de serem empregues no Socorro e Protecção Civil.

Contacte-nos

AMSAT-CT

Not readable? Change text. captcha txt