A história da ARISS

Home / ARISS / A história da ARISS
Astronauta americana Sunita Williams. KD5PLB, quando comunicava a bordo da ISS com os estudantes no Observatório Aeroespacial de Oeiras. no ano de 2007.

KD5PLB  – astronauta americana Sunita Williams, ela foi a primeira astronauta a comunicar com Portugal, imagem do momento em que comunicava de bordo da ISS com os estudantes portugueses no Observatório Aeroespacial de Oeiras, em Março de 2007.

A ARISS ou a Amateur Radio on International Space Station foi estrategicamente formada para estudar, para desenvolver e construir, os sistemas e equipamentos de rádio empregues a bordo da ISS no âmbito do Serviço de Amador por Satélite que estão instalados e funcionam a bordo da estação espacial, para finalidades educativos.

As estações de rádio do serviço de amador por satélite tem sido um payload frequente em muitas das viagens espaciais com satélites tripulados, começaram em 1983 com as missões do Space Shutle no STS-9, com o astronauta Owen Garriott, W5LFL, que empregava um modesto handheld a bordo do vaivém Columbia.

Mais tarde o programa SAREX (The Experiment Shuttle Amateur Radio) possibilitou aos alunos nas escolas de estabelecer comunicações regulares com astronautas, que viajavam no espaço a mais de 28.000 km por hora, com o apoio das estações de amador terrestres que fazem o rastreio dos satélites em órbita da Terra. Com estes meios é possível emitir e receber mensagens de voz, de texto, comunicações digitais emitir e receber televisão.

Contacte-nos

AMSAT-CT

Not readable? Change text. captcha txt