O que é a ARISS

Observatório Aeroespacial de Oeiras, estação de rastreio de satélites
Home / ARISS / O que é a ARISS

O que é a ARISS

ARISS – Amateur Radio on International Space Station

ARISS são Amadores de Rádio a bordo da ISS, a estação espacial internacional,

A ARISS inspira estudantes, em todo o mundo, a optarem por novas carreiras ligadas à ciência, tecnologia, engenharia e matemática através da oportunidade de poderem comunicar por rádio directamente com outros amadores de rádio, dos tripulantes que vivem e trabalham a bordo da Estação Espacial Internacional em órbita terrestre.

Crianças observam no Observatório a miniatura de uma nave espacial o Space Shutle

Crianças observam no Observatório a miniatura de uma nave espacial o Space Shutle

Com estes meios, os alunos aprendem e conversam com os astronautas sobre a vida a bordo da ISS sobre assuntos relativos com a exploração espacial, a observação da Terra do espaço, ou ainda da engenharia, por meio de atividades experimentais.

ARISS oferece oportunidades para toda a comunidade escolar (alunos, professores, famílias e membros da comunidade) para viverem essa experiência de poder conversar directamente com um astronauta que vive no espaço a bordo da estação espacial, levando o astronauta à escola e sala de aulas.

Assim, tomam maior consciência dos benefícios substanciais que os voos espaciais tripulados e da exploração e descoberta que ocorrem em viagens espaciais.

Os alunos têm a oportunidade de aprender sobre tecnologias espaciais e as tecnologias envolvidas com as radiocomunicações espaciais através da exploração de uma estação de radioamadorismo. As organizações de radioamadorismo educativo dedicadas ao serviço de amador por satélite, as agências espaciais dos EUA, da Rússia, Canadá, Japão e Europa patrocinam estas oportunidades educativas fornecendo os meios e recursos humanos assim como o apoio operacional que permitem esse tipo de radiocomunicações directas com o espaço, entre a tripulação na ISS e estudantes de todo o mundo através das estações de rádio dos amadores.

Centenas deradioamadoresde todo omundo trabalhamnos bastidores para tornarem essasexperiências educacionaispossíveis.

O Radioamadorismo é uma actividade ocupacional, de estudo, de investigação científica e de aprendizagem ao alcance de qualquer jovem entusiasta, é também, um passatempo de lazer, pode ser desportivo e competitivo para outros radioamadores, mas é, no essencial, um serviço em que os participantes titulares de um CAN (Certificado de Amador Nacional) podem operar e explorar com os seus postos de radiocomunicações terrestres e espaciais, todo o tipo de comunicações e tecnologias de ponta. A ARISS foi fundada e é gerida por um grupo de trabalho internacional, incluindo vários países da Europa, assim como Japão, Rússia, Canadá e EUA. A organização é mantida por voluntários das organizações de radioamadores nacionais filiadas na IARU e pelas organizações mundiais da AMSAT (The Radio Amateur Satellite Corporation) pertencentes a cada país membro.

A ARISS é uma organização de âmbito internacional, onde em cada país membro, a equipa coordena localmente com sua respectiva agência espacial e com uma equipa internacional composta pelo grupo de trabalho da ARISS que se reúne mensalmente em reuniões regulares por teleconferências e via Web.

Contacte-nos

AMSAT-CT

Not readable? Change text. captcha txt