CS5OAO – Odivelas – Ramada

Observatório Aeroespacial de Odivelas
Home / Os Observatórios / CS5OAO – Odivelas – Ramada

O Observatório Aeroespacial de Odivelas está situado no campus associativo do Espaço NOVA VIDA, na freguesia de Ramada no concelho de Odivelas. A criação integrada deste novo espaço é complementar das acções sociais aqui desenvolvidas e destinadas à Comunidade, particularmente às crianças e jovens em idade escolar. Este é um projecto de parceria entre a Associação Espaço Nova Vida e o Observatório Aeroespacial AMSAT-CT.

O conceito do Observatório, emerge da observação, da aprendizagem e do ensino experimental das coisas relacionadas com a cultura educativa da Ciência e da Tecnologia, tendo por finalidade ajudar a despertar vocações escolares e profissionais.

Pretende-se que estas acções educativas e ocupacionais, partilhadas com as escolas, sejam igualmente portadoras de factores de socialização e de integração, de algum modo focadas na prevenção primária de comportamentos desviantes e aditivos das crianças e jovens.

O CS5OAO é o indicativo de chamada atribuído pela ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações à estação ou posto de radiocomunicações que constitui este espaço das experiências e da observação do domínio das ciências radioeléctricas, é um espaço novo dotado de meios técnicos para nele se efectuarem radiocomunicações terrestres e espaciais, a observação remota da atmosfera e do clima, a recepção o registo e interpretação de sinais de rádio do espaço profundo e com origem no Cosmos. Aqui fazemos também o rastreio de satélites remotos e tripulados do serviço de amador e ainda, comunicações directas através da rádio, com astronautas que vivem e trabalham a bordo da ISS a estação espacial internacional, e com os quais, as crianças e alunos das escolas poderão conversar, desde que inseridos em programas a isso dedicados, no âmbito da ARISS e da AMSAT.

O observatório é um lugar para se poder ver, experimentar e ensinar, jogando e aprendendo a brincar, para se conhecer melhor e mais sobre as coisas de que se falam na escola, como por exemplo, o que são e para que servem afinal coisas científicas e invisíveis tais como campos e ondas electromagnéticas.

O Observatório CS5OAO dispõe ainda de meios autónomos dedicados e de infraestruturas para formação e treino em Radiocomunicações de Emergência, particularmente dirigidas para a salvaguarda de vidas e bens, na Protecção Civil, sendo também, no âmbito do Decreto-lei 53/2009 de 2 de Março um agente para a Protecção Civil activo.

É um espaço aberto a Voluntários titulares do CAN- Certificado de Amador Nacional emitido pela ANACOM e ou CEPT.

EM CONSTRUÇÃO

Contacte-nos

AMSAT-CT

Not readable? Change text. captcha txt