O Observatório Aeroespacial de Odivelas está situado no campus associativo da Associação Espaço Nova Vida, na freguesia da Pontinha no concelho de Odivelas.

Este Observatório mantém outra estrutura no Espaço Nova Vida, situada na freguesia da Ramada, um espaço temático exclusivamente dedicado às actividades das Radiocomunicações de Emergência em Protecção Civil, um serviço cívico de voluntariado.

A criação integrada deste novo espaço da Pontinha é complementar das acções sociais aqui desenvolvidas e destinadas à Comunidade, particularmente às crianças e jovens em idade escolar. Este é um projecto de parceria entre a Associação Espaço Nova Vida e a Associação Observatório Aeroespacial AMSAT-CT.

O conceito do Observatório, emerge da observação, da aprendizagem e do ensino experimental das coisas relacionadas com a educação não-formal e a cultura da Ciência e Tecnologia, tendo por finalidade ajudar a despertar vocações escolares e profissionais.

Pretende-se que estas acções educativas e ocupacionais, partilhadas com as escolas, sejam igualmente portadoras de factores de socialização e de integração, de algum modo focadas na prevenção primária de comportamentos desviantes e aditivos das crianças e jovens.

O CS5OAO é o indicativo de chamada atribuído pela ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações à estação ou posto de radiocomunicações que constitui este espaço das experiências e da observação do domínio das ciências radioeléctricas, é um espaço novo dotado de meios técnicos para nele se efectuarem radiocomunicações terrestres e espaciais, a observação remota da atmosfera e do clima, a recepção o registo e interpretação de sinais de rádio do espaço profundo e com origem no Cosmos. Aqui fazemos também o rastreio de satélites remotos e tripulados do serviço de amador e ainda, comunicações directas através da rádio, com astronautas que vivem e trabalham a bordo da ISS a estação espacial internacional, e com os quais, as crianças e alunos das escolas poderão conversar, desde que inseridos em programas a isso dedicados, no âmbito da ARISS e da AMSAT.

O observatório é um lugar para se poder ver, experimentar e ensinar, jogando e aprendendo a brincar, para se conhecer melhor e mais sobre as coisas de que se falam na escola, como por exemplo, o que são e para que servem afinal coisas científicas e invisíveis tais como campos e ondas electromagnéticas.

O Observatório CS5OAO dispõe ainda de meios autónomos dedicados e de infraestruturas para formação e treino em Radiocomunicações de Emergência, particularmente dirigidas para a salvaguarda de vidas e bens, na Protecção Civil, sendo também, no âmbito do Decreto-lei 53/2009 de 2 de Março um agente para a Protecção Civil activo.

É um espaço aberto a Voluntários titulares do CAN- Certificado de Amador Nacional emitido pela ANACOM e ou CEPT.

EM CONSTRUÇÃO

Contacte-nos

AMSAT-CT

Not readable? Change text. captcha txt