ESA- Space for KIDS

Programas Educativos para crianças em idade escolar (contacte-nos, podemos ajudar e partilhar com a Sua escola ou classe)
Home / Experimentar@AMSAT-CT

Programas Educativos e Actividades Ocupacionais
efectuadas pelo Observatório Aeroespacial (desde 1998)

Educar, Treinar e Qualificar através do ensino experimental das ciências, tem sido há mais de 25 anos (desde 1987) a grande motivações de um pequeno grupo de munícipes oeirenses e de outros cidadãos que, lutando contra muitos obstáculos e dolorosos actos de má-fé que nos foram fria e cruelmente impostos, temos veementemente prosseguido pela Cidadania, sem se deixarem derrotar, tudo exercido no sentido de criar um pequeno movimento associativo, tornado numa ONG inteiramente focado na educação não-formal e na ocupação de tempos livres de crianças e jovens em idade escolar.

Foi nesse sentido que em 1998 foi fundado o Observatório Aeroespacial de Oeiras (ex-Cs1MAR e ex-CS1RAD) com o apoio da Vereadora da Juventude Dr.ª Teresa Zambujo Tomás e da Câmara Municipal de Oeiras que desde então, e a partir do Centro de Juventude Oeiras, se pode desenvolver em parceria com as escolas do ensino básico e secundário do concelho de Oeiras imensos projectos e acções dedicadas à ciência e tecnologia, realizadas através do Observatório Aeroespacial e também directamente nas salas de aulas das Escolas, onde se exerciam múltiplas actividades gratuitas, concertadas e agendadas com as escolas, com o fim de apoiar as acções escolares, extracurriculares e ocupacionais dos alunos.

Destacaram-se aos longo destes anos, algumas actividades temáticas, com os seguintes programas:

  1. Rádio na Escola;
  2. Onde está a Onda-hertziana ou Radiolocalização;
  3. Simulação de Satélites (SimSAT), com balões estratosféricos;
  4. ARISS – Contacto com Astronautas a bodo da ISS (estação espacial internacional);
  5. Rastreio de Satélites do Serviço de Amador por Satélite;
  6. Radioastronomia;
  7. Formação e Treino, Radiocomunicações de Emergência (Protecção Civil);
  8. Exposições de Museologia «A Rádio ao Vivo», exposição de rádios militares e civis a partir dos anos de 1920, em pleno funcionamento;
  9. Palestras Temáticas sobre Ciência e Tecnologia, Exploração Espacial e Comunicações Radioeléctricas;
  10. Palestras Electromagnetismo e Ondas-Electromagnéticas;
  11. Ensino Experimental Temático, dirigido para a Radioelectricidade, Propagação, Linhas de Transmissão e Antenas;
  12. Estudo desenvolvimento e construção em Portugal e em português dos satélites (modelos de engenharia) CamoeSAT-1 e 2;
  13. Construção e dotação material do Centro Espacial Português no IST-Tagus (desvinculados desde projecto desde 2013);
  14. Criação do posto de amador permanente para Radioescutismo do Agrupamento 1373 da Outurela;
  15. Radiobalizas Oceanográficas, construção e seguimento via rádio RDF);

Com a ligação do Observatório Aeroespacial à rede mundial das sociedades da AMSAT permitiu em 1998 a criação em Portugal da AMSAT-CT e da sua entrada como membro da ARISS logo em 2001.

Estas ligações com a network mundial da AMSAT e da ARISS possibilitam o envolvimento com a integração e partilha em outros programas educativos europeus e internacionais, muitos deles, apoiados e promovidos pelas agências espaciais NASA, ESA e ENERGIA Russa.

São disso exemplo de sucesso o projecto SuitSat-1, que envolveu durante um ano lectivo escolar, um conjunto de escolas do ensino básico da freguesia de Barcarena, nos lugares de Barcarena e Queluz de Baixo, cujo programa foi articulado, enquadrado e inserido nos curricula dessas escolas, com diferentes abordagens educativas e disciplinas que depois produziram diversos trabalhos escolares, levados a participar num concurso internacional, onde Portugal se classificou em 2º Lugar.

Este concurso internacional, culmina com a colocação em órbita de um antigo fato espacial russo modelo Orlan. O fato espacial (suit) foi adaptado e transformado num satélite artificial que é lançado à mão por um astronauta, de bordo da ISS a estação espacial internacional, orbitando depois em volta da terra durante alguns meses a uma altitude de cerca de 400 km e a uma velocidade de 28.500 km/hora.

Os alunos seguiram por rádio, desde as próprias escolas e do Observatório Aeroespacial de Oeiras, os sinais e as mensagens emitidas via rádio pelo satélite SuitSat-1 que emitiu durante várias semanas, até que as baterias se descarregaram, mais tarde ele reentra na atmosfera terrestre.

Ele permitiu que três escolas do concelho de Oeiras, com alunos do 4º das escolas Jorge Mineiro de Queluz de Baixo e Manuel Vaz de Barcarena e alunos do 12º ano da escola Camilo Castelo Branco de Carnaxide viessem alguns meses mais tarde, a comunicar também pela rádio e directamente com astronautas que vivem e trabalham a bordo da ISS, a astronauta americana Sunita Williams.

O programa RADIOSKAF prossegue

O programa RADIOSKAF está na base do projecto SuitSat (do fato espacial russo, modelo Orlan, que se tornou num satélite artificial, dedicado às crianças e jovens de todo o mundo).

RADIOSKAF é um programa científico de longo termo destinado à investigação espacial experimental, ele foi planeado para o segmento Russo da ISS (a bordo da estação espacial internacional) e está a ser desenvolvido pela Rocket and Space Corporation “Energia”, a Agência Espacial Russa.

O programa RADIOSKAF está na base do projecto SuitSat (do fato espacial russo, modelo Orlan, que se tornou num satélite artificial, dedicado às crianças e jovens de todo o mundo).

RADIOSKAF é um programa científico de longo termo destinado à investigação espacial experimental, ele foi planeado para o segmento Russo da ISS (a bordo da estação espacial internacional) e está a ser desenvolvido pela Rocket and Space Corporation “Energia”, a Agência Espacial Russa.

Trata de um amplo programa internacional de investigação espacial dedicado aos jovens e estudantes de todo o mundo, aqueles que gostam e queiram aprender e experimentar mais acerca das coisas da exploração espacial, das radiocomunicações e sobre a importância da exploração do espaço profundo. O projecto é coordenado por um amigo russo de muitos anos Sergey Samburov.

Caso a Sua Escola ou Agrupamento de Esc(o)uteiros nos pretende contactar faça-o através desta ligação: Experimentar@AMSAT-CT.

Projecto: SuitSAT-1 (fato espacial tornado satélite)

Programas Educativos proporcionados pela ESA

Agência Espacial Europeia

(não dispõem de tradução em português)

Dossier explicativo da ISS a ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL

(faça aqui o download em português)

Contacte-nos

AMSAT-CT

Not readable? Change text. captcha txt