ESTAÇÃO DE METEOROLOGIA DE BARCARENA

Estação instalada pelo Observatório Aeroespacial de Oeiras (no âmbito do programa de recolha de dados climáticos, inserido num projecto apoiado pela Câmara Municipal de Oeiras em 2004).

ESTAÇÃO DE METEOROLOGIA DO DAFUNDO

Aguarda colocação em funcionamento (instalada no âmbito do mesmo projecto).

A REDE DE ESTAÇÕES

O actual projecto da rede de estações meteorológicas do Observatório Aeroespacial AMSAT-CT, teve inicio em 1998 no Observatório Aeroespacial de Oeiras, sendo renovada em 2004 no âmbito de um projecto territorialmente alargado para recolha e produção de base de dados climáticos, apoiado pela Câmara Municipal de Oeiras.

Estação de Meteorologia

Estação de Meteorologia

O conceito de estação de meteorologia trata de um sistema de sensores atmosféricos e ambientais para recolha e transmissão, a partir de um local onde são produzidos e recolhidos esses mesmos dados climatológicos para análise do tempo meteorológico.

As estações estão equipadas com múltiplos sensores electrónicos de medição e registo das variáveis meteorológicas/climáticas. Os seus dados são utilizados para a avaliação, verificação e caracterização local do clima. Estras estações podem ser designadas por estações climatológicas.

Presentemente, o projecto foi reconduzido depois de 2014, tendo sido iniciado em 2005 pela empresa PRIMETEC, mas não ficou concluído, ainda.

O objectivo estratégico, centrado na proposta original é, o de se recolherem os dados climatológicos localmente produzidos e mediante sistemas informáticos, integrar os dados recolhidos, permitindo a sua apresentação, conforme nos revela a presente aplicação informática e outras nela inseridas.

Neste caso particular, estas estações meteorológicas, são de recente geração e os dados são enviados para computadores remotos, através de um sistema de transmissão de dados autónomo, via ligações por rádio, dentro das faixas do serviço dos postos de amador.

Contacte-nos

AMSAT-CT

Not readable? Change text. captcha txt