«Field Day», Comunicações de Emergência e Protecção Civil

 In Uncategorized

fildeyinsigniafinal2015

Patrulhas em preparação

Patrulhas em preparação

Realizou-se no dia 11 de Abril o «Field Day 2015» uma iniciativa do Radioescutismo do CNE, a partir do Centro Escutista São Mamede de Seroa, do Núcleo Este da Região do Porto.

Este evento decorreu graças ao apoio da Autoridade Nacional de Comunicações – ANCOM, sempre atenta ao cumprimento das regras regulamentares, mas igualmente disponível para apoiar, ajudando a acicatar estas iniciativas educativas de forte pendor cívico e social, facto que apraz registar.

Só assim os Escuteiros, as crianças e jovens envolvidos neste projecto de promoção da cultura da ciência e tecnologia através das disciplinas da radioelectricidade, puderam identificar, conhecer, experimentar e comunicar através dos postos de amador, das categorias 1, A e B, sendo supervisionados pelos radioamadores dessas categorias titulares do CAN – Certificado de Amador Nacional, este certificado, são afinal algumas das competências que alguns destes jovens escutistas estão a adquirir no Agrupamento 1373 da Outurela, através dos cursos e da formação a eles dedicados.

Chegada das patrulhas em deslocamento

Chegada das patrulhas em deslocamento

Na impossibilidade de fazer deslocar os jovens escutistas de Carnaxide do concelho de Oeiras ao Porto, o Agrupamento 1373 da Outurela – CNE, recreou dentro do próprio concelho, uma intervenção que suscita o imaginário destes jovens envolvidos, operacionalizando uma actividade centrada na simulação de um «desastre aéreo», que envolve equipas de socorro em exercício simultâneo de Protecção Civil e Radiocomunicações de Emergência.

Foi assim que diversas patrulhas do Agrupamento 1373 da Outurela mediante esta acção combinada de Radioescutismo e treino de Protecção Civil, se deparam com um «grave acidente de aviação», localizam sobreviventes e feridos dispersos no «local do impacto» algures no sopé da serra. De imediato procedem à sinalização do acidente, identificação da área, reportam via rádio avisos e pedidos de socorro e procedem à orientação dos sobreviventes com deslocação e transporte precário dos menos feridos. Difundem pedidos de socorro através de meios de rádio transportáveis, que regularmente empregam nas acções de campanha.

Depois do «alerta» são deslocados dois centros móveis e destacáveis de radiocomunicações de emergência e de campanha, para um lugar acessível situado no alto da Serra de Carnaxide.

Acção de improviso, fazer deslocar «ferido»

Acção de improviso, fazer deslocar «ferido»

Foi aqui que o Agrupamento 1373 da Outurela, equipado com dois postos móveis do serviço de amador, recriou as condições do treino e formação de radiocomunicações e de emergência em protecção civil, e assim se inserem no dia de campo «Field Day 2015» do CNE, tentando estabelecer contactos por rádio, com as outras estações de radioescutismo dispersas pelo território nacional.

O Agrupamento 1373 da Outurela dispõe de uma estação permanente de Radioescutismo, que foi criada em 2011 com o apoio dos fundadores do Observatório Aeroespacial de Oeiras, que para tanto cedeu e partilhou todos os meios técnicos, humanos e os equipamentos necessários.

Parque de antenas de ondas-curtas

Parque de antenas de ondas-curtas

Durante o exercício de Radioescutismo no campo e das Radiocomunicações de Emergência em campanha, as patrulhas fazem deslocar ao local do «impacto» diversas equipas de socorro, que se sucediam por vagas de «socorristas», fazendo reportagens dos acontecimentos e veiculando informações do salvamento, através das radiocomunicações de emergência que dispunham.

Depois de superadas as diferentes etapas do exercício, as patrulhas reuniram-se no centro de radiocomunicações de campanha, local a partir do qual se integram no «field day» do CNE. Em seguida tentavam comunicar com as outras estações e grupos de radioescutistas nacionais.

As condições técnicas das radiocomunicações estavam fortemente perturbadas, em virtude de um incidente solar, que produziu uma tempestada geomagnética entre os dias 10 e 11 de Abril. Mesmo assim, diversas comunicações foram estabelecidas dentro do território nacional, empregando neste caso as ligações nas faixas de frequência de HF (onda-curtas) entre 3.500 a 7.200 kHz.

Posto destacável de comunicações

Posto destacável de comunicações

Esta acção de campanha, segundo o Radioescutismo do CNE «é a grande oportunidade para proporcionar aos nossos jovens oportunidades educativas e uma mais-valia na preparação da maior atividade escutista anual, o Jamboree no Ar».

Esta foi mais uma actividade que a AMSAT-CT Observatório Aeroespacial de Oeiras apoia desde 1998, tendo dotado e acompanhado o Agrupamento 1373 da Outurela com os meios técnicos, os voluntários e os formadores necessários, apoiando com as actividades que vem fazendo desde a formação inicial do agrupamento em 2011.

Contacte-nos

AMSAT-CT

Not readable? Change text. captcha txt